Quão seguro é o meu computador?

O A.Sousa conta-nos aqui sobre uma vulnerabilidade que foi encontrada nos conector dos Mac, o Thunderbolt, e que permite ao atacante com acesso físico ao sistema instalar um modo de controlar o computador num nível tão baixo que nenhum antivirus nos protegerá ou poderá remover.

Isto levou-me a procurar mais informação sobre o tema e mais especificamente se o problema era exclusivo do Mac… Não é. O problema está na forma como os construtores de máquinas e programadores fazem a verificação da origem das instruções. No vídeo em baixo vão poder ver a demonstração de como um computador aceita quaisquer instruções que venham de algo que pense se um rato ou um teclado, um ataque que não deixa qualquer tipo de vestígio, mas também necessita de acesso à máquina.

Então, quão seguro é o meu computador? Não sabemos. O problema é mesmo esse. Não sabemos se conhecemos todas as possibilidades de atacar um sistema porque não conhecemos todos os defeitos de um sistema que podem ser usados se não os encontrarmos e corrigirmos a todos. Todos os defeitos que desconhecermos e não fecharmos são os defeitos que podem ser usados contra o nosso sistema.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *