Recuperar um capacete antigo

Yamaha Xmax e 2 capacetes

Yamaha Xmax e 2 capacetes por @designerferro

O capacete que comprei para a X-Max tinha uma cobertura baça tipo borracha que com o tempo se começou a deteriorar. Entretanto como obtive um capacete novo, o antigo deixou de ser uma preocupação. O antigo acumulava alguns problemas como a impossibilidade de lhe lavar o exterior convenientemente por causa da pintura borrachosa que nem sabão podia levar.

Como a prática do Poupar Melhor é não desperdiçar recursos valiosos, fui ver como poderia recuperar o capacete. É verdade que está já com perto dos 4 anos aconselhados para o tempo de vida de um capacete. O capacete está com aspeto de fim de vida no exterior, mas em boas condições no interior.

A primeira tentativa que fiz de recuperar o capacete foi tentar remover-lhe a cobertura de borracha. Nuns sítios tem essa cobertura, noutra está gasta e há sítios onde sobre apenas a cola borrachosa que agarra tudo o que toque.

A internet disse-me que podia tentar remover esta camada borrachosa com álcool. Não o façam. Esqueçam. O álcool remove realmente a cobertura, mas grande parte dela move-se de um lado para o outro e por baixo não há tinta, apenas plástico.

A segunda tentativa vai ser tentar remover com uma lixa fina, tal como mostra no vídeo abaixo para tinta normal. A ideia é tirar esta cobertura e colocar uma tinta brilhante que se possa lavar.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *