Temperaturas num portátil

O meu portátil anda recentemente a aquecer um pouco mais que o que era habitual. É perceptível pelo calor que atinge as mãos. Nesse sentido, resolvi meter mãos à obra, até porque não tendo já uma grande potência, ainda me serve perfeitamente.

O primeiro passo foi arranjar um software que monitorizasse a evolução das temperaturas. No passado, em Windows, usei muito o Speedfan, mas não me satisfazia, sobretudo os gráficos. Experimentei um ou outro software adicional, até instalar e usar definitivamente o MSI Afterburner. Muito utilizado no contexto do overclocking, tem também muita informação sobre o hardware.

Neste primeiro gráfico abaixo, podemos ver um cenário em que o portátil está quentinho, atingindo a temperatura do CPU os 80ºC. Como podem observar, as temperaturas estão constantemente acima dos 70º, tocando brevemente em valores próximos aos 80ºC:

Temp1

Temperaturas elevadas no processador

Apenas no arranque se nota alguma diferença. Como podem ver na imagem abaixo, depois de um resume, a temperatura é sigificativamente inferior. Ainda assim, começa a subir rapidamente depois de reiniciado:

Temperatura depois de Suspend

Temperatura depois de Suspend

Os passos seguintes passam por fazer diminuir a temperatura. Já aspirei o lixo, que não era quase nenhum. Agora, vai ser abrir o portátil com muito jeitinho, e provavelmente colocar um pouco da massa térmica, já que o portátil está a fazer quase cinco aninhos…

Tags: ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *