O que o escândalo da Volkswagen nos confirma

Já todos os leitores estarão provavelmente familiarizados com o escândalo que surgiu recentemente nalguns carros da Volksagen movidos a gasóleo. O escândalo só é escândalo porque foi descoberto. E para gozo extremo, surge dias depois de ter passado a ser o fabricante de automóveis mais sustentável do Mundo… Na verdade, certamente são muitos mais os escândalos que por aí andam, mas que ainda não foram promovidos a verdadeiros escândalos.

É claro que nós, seja vestindo o papel de consumidores, seja de habitantes do Planeta, muitas vezes suspeitamos de que nem tudo é como nos contam… E neste caso existe mesmo um dilema, até porque com as maiores emissões dos automóveis vinha associado um menor consumo… Daí que seja um trade-off difícil. Todavia, muitas vezes é muito mais fácil passarmos directamente para o domínio das teorias da conspiração, esquecendo-nos que estamos a entrar no mesmo jogo!

Há vário domínios onde fraudes similares certamente grassam. Já falamos aqui por exemplo da obsoloscência programada. Se parece ser fácil enxertar um defeat device num automóvel, então não tenho dúvidas que é muito fácil embutir uma espécie de kill switch na electrónica/software dos nossos equipamentos… Já para não falar nos consumos anunciados de consumo de combustível, que todos sabemos serem mais ou menos impossíveis de serem obtidos. Já para não falar de algumas fraudes pura e duras, algumas das quais temos aqui referenciado.

A boa notícia todavia é o incremento que venho notando na análise de muito daquilo que damos por adquirido. Na verdade, muita da Ciência que se faz é pura e simplesmente falsa. Na verdade, nada disto é novo, até porque o método científico dá-nos a resposta de como resolver o problema. Do meu ponto de vista, muito do avanço que esperemos que o futuro nos traga, passará por evitar que esta ciência falsa, as trafulhices em nome dela, e os produtos que se anunciam como cada vez mais imaculados, seja escrutinada e não vinguem, sob pena que o avanço civilizacional se torne num retrocesso escondido…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Penso que a única coisa boa que possa advir deste escândalo é as pessoas ficarem um pouco mais conscientes do que as rodeia podendo talvez assim levá-las a pensar no conceito de comércio justo. No entanto parece-me que o facto de o grupo VW dar trabalho a muita gente vai fazer com que não haja uma ponderação séria por parte sociedade sobre este modelo de vida associado ao lucro desenfreado sem olhar a meios e consequências.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *