Classificação das Atividades Económicas

O CAE é a designação abreviada para a Classificação Portuguesa de Atividades Económicas. Já me tinha deparado com esta sigla várias vezes, quer em termos pessoais, quer profissionais. Foi no entanto quando me deparei com o problema das facturas no IRS que procurei um pouco mais sobre o tema.

O INE disponibiliza no seu site uma enumeração completa dos CAEs existentes. É possível consultá-los de várias formas, sendo mesmo possível pesquisar filtrando por código ou designação. É importante saber que esta categorização está harmonizada em termos estruturais e conceptuais com a Nomenclatura das Atividades Económicas da União Europeia (CAE-Rev.3) e com a Classificação das Atividades das Nações Unidas (CITA-Rev.4).

Outra ferramenta útil é o SICAE. É possível consultar os CAEs das empresas, procurando pela sua designação ou número de contribuinte. Podem-se tirar rapidamente dúvidas como aquelas que surgiram nas confusões do IRS, mas também no contexto da obtenção de informações sobre empresas… O SICAE, na zona das perguntas frequentes diz-nos ainda para que servem os CAEs. Ao nível da análise estatística, o código CAE permite:

  • Classificar e agrupar as unidades estatísticas produtores de bens e serviços (com ou sem fins lucrativos), segundo a atividade económica;
  • Organizar de forma coordenada e coerente, a informação estatística económico-social, por ramo de atividade económica, em diversos domínios (produção, emprego, energia, investimentos, etc.);
  • Comparar estatísticas a nível nacional, comunitário e mundial.

Ao nível das atividades económicas, o código CAE permite:

  • Registar as empresas e entidades equiparadas no ato de sua constituição;
  • Promover o licenciamento das atividades económicas;
  • Apoiar as políticas do Governo de incentivos às atividades económicas.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Devo depreender, então, que o seu problema com as facturas de saúde ficaram agora resolvidos!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *