Literacia Financeira

A cultura financeira em Portugal é reconhecidamente baixa. Todos temos a perceção disso, e eu próprio assumo que tenho aprendido muito nos últimos anos, também por via da crise. Mas, infelizmente, somos ainda dominados pelos esquemas, mais esquemas, raspadinhas e euromilhões. Felizmente, neste último aspecto, na última vez que fizemos as contas, parece que pelo menos o vício no Euromilhões estava a diminuir

Vem tudo isto a propósito dum estudo que a Standard & Poor’s fez a nível mundial sobre a literacia financeira. Segundo a definição deles, a literacia financeira é a capacidade de perceber como funciona o dinheiro no Mundo: como é que se ganha ou se consegue, como é que se gere, como é investido, ou como alguém o dá a outros para ajudar. Foram entrevistados 150 000 adultos em 148 países, e como eu imaginava, Portugal não se saiu bem.

Com 26% de literacia, somos um dos piores países da Europa, conforme se pode ver na imagem abaixo. Piores só países como a Albânia (14%), Arménia (18%), Kosovo (20%), Macedónia (21%), Roménia (22%) e a Turquia (24%):

Literacia Financeira Europa

Literacia Financeira Europa

Curiosamente, somos um outlier quando se faz a correlação entre estes dados e outros, nomeadamente nos resultados dos testes PISA, conforme se pode ver no gráfico abaixo. Tal resulta, segundo a S&P, de que a literacia financeira em Portugal é muito maior em adultos jovens, do que nos de maior idade. Um aspecto encorajador, mas que não pode esconder os enormes progressos que ainda temos de fazer neste domínio…

Literacia financeira vs resultados PISA

Literacia financeira vs resultados PISA

Tags: ,

{ Comments are closed! }