Porque nos enganam na energia?

cabeca na areiaUm amigo enviou-me ontem um link, com referência a uma intervenção de Henrique Gomes, ex Secretário de Estado do presente Governo, sobre o tema da energia. Já havíamos referido Henrique Gomes neste artigo, mas as afirmações desta vez parecem ser mais contundentes.

Das várias referências que lhe estão atribuídas, há uma que salta à vista. Algo que já havíamos abordado neste artigo:

  • “Se a EDP Renováveis vende a energia eólica a 60 euros mw/h em Espanha, nos Estados Unidos a cerca de 50 euros, porque em Portugal a vende a 100?”

Ao ex-secretário de Estado atribuem-se mais algumas afirmações que devem-nos deixar bastante preocupados:

  • o Governo falhou no compromisso de não haver aumentos reais da energia superiores a 1%
  • os contratos de produção de energia foram feitos na perspectiva de protecção dos produtores e não dos consumidores

Outro especialista em energia, Clemente Pedro Nunes, que também já havíamos referenciado neste artigo, também não foi parco em palavras:

  • A energia eólica é ruinosa para o país por causa da sua intermitência
  • Este é um sistema que só existe em Portugal e em Espanha, e a própria Espanha já arrepiou caminho
  • esta é a razão de ser de uma catástrofe no sistema eléctrico nacional, em que existe um lóbi que controla as rendas excessivas e que controla 95% da comunicação social

E neste última aspecto, tem toda a razão! As múltiplas notícias sobre o tema, especialmente no último mês, continuam a criar nos Portugueses uma grande ilusão! Por isso, estamos todos com a cabeça enterrada na areia! E o problema da falha do actual Governo, não esconde quando tudo isto começou, nomeadamente como se percebe pelas estrofes iniciais deste hino

Tags: ,

{ Comments are closed! }