Repositórios de Máquinas Virtuais

Temos descrito em vários artigos o processo de criar uma máquina virtual minificada. Todavia, admito que o faço por razões específicas, que poderão não ser necessárias para a grande maioria dos utilizadores.

Para quem não tenha grandes requisitos, e tenha pressa em começar, o melhor é mesmo carregar uma máquina virtual prontinha a utilizar. Os sites abaixo prometem múltiplas combinações, mas é preciso dizer que não experimentei nenhum em concreto.

A maioria das máquina virtuais já construídas na Internet tem por base evidentemente o Linux. O melhor repositório parece ser o do VMware Virtual Appliance Marketplace, onde se encontram centenas de “imagens” de máquinas virtuais, bem como informação adicional. O site Turnkey Linux disponibiliza mais de uma centena de máquinas virtuais, enquanto o site Virtualboxes é semelhante. No site Howtoforge há aparentemente uma lista também interessante, mas parece ser necessário subscrever…

Na vertente Windows, também há opções, mesmo considerando as questões de licenciamento. Em termos de servidores, podem experimentar algumas soluções disponibilizadas nesta página. Em termos de clientes, podem “testar” o Internet Explorer em várias combinações de sistemas operativos.

Como disse, não utilizo estes sites, pelo que eles resultam de uma consulta rápida do Google. Mas são interessantes quando queremos testar qualquer coisa rapidamente. Os leitores que conhecerem outros repositórios, deixem indicação nos comentários!

Tags:

{ Comments are closed! }