Rotas de aviões

Como muita gente, sinto um grande fascínio pelos aviões. Gosto de ver o Flightradar24, dou atenção a preocupações de eficiência nos aviões e aeroportos, e de uma forma geral dou bastante atenção ao sector. Nunca quis todavia ser piloto, e as poucas tentativas que fiz há muito tempo nos primeiros simuladores de voo para PCs deram para ter a certeza que não deveria ter grande jeito para a coisa.

Ainda assim, o fascínio leva-me a descobrir alguns sites muito interessantes. Como é o caso do Flight Plan Database, onde podemos fazer de conta que somos pilotos… Basta inserir o aeroporto de partida e de destino, para obtermos uns mapas giros de como seria o trajecto, neste caso de Lisboa para Genebra:

Lisboa -> Genebra no Flight Plan Database

O mapa é criado com base nas condições conhecidas do momento. Ficamos com indicação dos waypoints a seguir, o perfil do voo em altitude, e condições meteorológicas pelo caminho. Escolhi Genebra de propósito, para ver como seria com as montanhas à volta, e não me enganei no propósito, como podem ver pelo gráfico da altitude…

Para além do interesse que possa ter em diversos aspectos, utilizo-o sobretudo para ver como são os trajectos nos voos em que vou voar, sabendo que se for à janela vou ter uma ideia mais clara por onde vamos passar…

Para verificar como são as projecções, nada como ir ao FlightRadar24 e ver o que aconteceu para um voo realizado no mesmo período em que fiz a simulação, ontem:

Lisboa -> Genebra no Flight Radar24

Como é possível ver, o trajecto é similar, mas condicionado neste caso pelos ventos, com impacto na direcção das pistas de descolagem e aterragem, e um trajecto ligeiramente mais a sul, especialmente perto da origem e destino. O perfil em termos de altitude também revela uma altitude superior:

Lisboa -> Genebra altitude/velocidade no Flight Radar24

Tags:

{ Comments are closed! }