Base de Dados de Contas Bancárias

No início deste ano de 2015, o Banco de Portugal disponibilizou uma nova e interessante funcionalidade: a possibilidade de consultar todas as contas bancárias de que dispomos no sistema financeiro português.

O acesso à Base de Dados de Contas está dependente de autenticação válida, sendo possível efectuar essa autenticação com o Cartão de Cidadão (no caso de pessoas singulares) ou das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal para o acesso ao Portal das Finanças (no caso de pessoas coletivas e também pessoas singulares).

O resultado do processo é um PDF com a lista com as nossas contas, que podem ser à ordem, a prazo, de instrumentos financeiros, etc. A lista está organizada por Banco, e tem informação como quando foi constituída, e se está encerrada. Refere igualmente se somos titulares ou se estamos apenas autorizados a movimentá-la.

Segundo as Perguntas Frequentes, esta Base de Dados tem como principal objectivo “a transmissão de informação pelo Banco de Portugal sobre a identificação das contas e dos seus intervenientes  às autoridades judiciárias no âmbito de um processo penal, ao Procurador-Geral da República, ou a quem exerça as respetivas competências por delegação, e à Unidade de Informação Financeira“. A sensibilidade da informação exposta é muito grande, pelo que é importante que tenha cuidado com as passwords ou os outros meios de autenticação que o Estado põe à sua disposição…

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *