Como baixar a tensão?

 

Reduza a tensão!

Reduza a tensão!

Neste artigo abordamos os valores associados à tensão arterial. O meu interesse por este tema começou há uns dias atrás, quando fui apanhado em flagrante, por um médico (era a primeira vez que me via), com a tensão em valores bem elevados! A receita foi bem clara: medicamentos!

Eu, que tinha tido um dia particularmente stressante, sabia que parte do problema estava aí… Mas também sabia que andava a abusar da cafeína, quer em cafés, quer na Coca-Cola… E como não era um caso de vida ou de morte, procurei informação entre amigos e na Internet. E descobri a que é provavelmente a melhor forma de baixar a tensão: força de vontade! E não comprei os comprimidos…

Os factores (não hereditários) que causam hipertensão são relativamente conhecidos. Mas o mais importante é querermos mudar o nosso estilo de vida, que passa algumas vezes por grandes passos, os quais são todavia fáceis com a nossa força de vontade:

  • Reduzir o peso: Em caso de peso a mais, é necessário que o coração bombeie mais sangue, por mais vasos sanguíneos. Peso a menos significa que não é precisa tanta pressão nas artérias para fazer o sangue circular pelo corpo.
  • Reduzir consumo de sal: Existe uma correlação entre o consumo de sal e a frequência de hipertensão. Reduzir o seu consumo contribui para diminuir a tensão arterial.
  • Evitar consumo cafeína: Em Portugal estamos habituados a beber muito café. A cafeína está igualmente presente em muitas bebidas, como as Colas e as bebidas energéticas. Basta uma chávena de café para fazer subir a tensão…
  • Deixar de fumar: Para além de baixar a tensão, ajuda naturalmente os seus pulmões!
  • Reduzir consumo álcool: Quando não é bebido em moderação, provoca subidas significativas da tensão arterial.
  • Fazer exercício físico: A prática de exercício físico provoca reduções praticamente imediatas da tensão arterial. Pode contribuir igualmente para a redução de peso, pelo que é duplamente benéfico.
  • Reduzir ou gerir o Stress: Muitos estados emocionais contribuem significativamente para a subida da tensão. Tente reduzi-los ou aprenda a geri-los!

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. …avaliação regular da tensão arterial;
    …visitas periódicas ao médico de família;
    …e seguir as suas recomendações.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Fontes de cafeína » Poupar Melhor
  1. Café curto ou longo? » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *