Consumo de 2G vs. 3G em Androids

Depois de há uma semana ter constatado que o meu novo telemóvel tinha uma autonomia sofrível, resolvi meter mãos à massa e começar a optimizar o seu consumo. São vários os objectivos, que incluem evitar tantos carregamentos, maximizar a duração da bateria, e proporcionar mais energia quando me tornar um maior utilizador das suas novas funcionalidades.

Durante esta semana fiz duas alterações, que passaram pela diminuição do brilho do écrã, dos 50% que tinha por defeito, para cerca de 25%. E retirei a opção de utilização de WCDMA (3G) para GSM (2G), porque como abordamos anteriormente, o 2G consome menos bateria. Quando efectuei esta última mudança, o nível de consumo da bateria baixou dramaticamente, como podem ver na primeira imagem abaixo, em que se observa uma inflexão na taxa de descida do nível da bateria. Na segunda imagem abaixo, já apenas com 2G, verifica-se que depois de dois dias, a bateria ainda tinha 50% de capacidade disponível.

Tal significa que estas duas opções permitiram-me mais que duplicar a autonomia do telemóvel. Todavia, para a utilização de dados, o 3G vai ser necessário, pelo que vou ter que arranjar uma forma de conciliar isto tudo. A investigação vai continuar, por forma a melhorar ainda mais o seu desempenho e autonomia.

Consumo de 3G para 2G

Consumo 2G

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *