Consumo de boxes

O ano passado havia referido que a nossa box cá em casa consumia tanto ligada, como em standby. Um problema, porque à mensalidade do serviço acresciam quase 2 euros de electricidade por mês! A solução que encontrei foi a de ter mais um comando, um comando que verdadeiramente desliga a box!

Mas perceber o que estaria a causar isso na box, era algo que era incapaz de descobrir. Não tenho os conhecimentos necessários de electrónica. Foi por isso que há uns dias lancei esse desafio a David Martins, autor do blog “O engenhocas“. Havia tropeçado num artigo que ele efectuara sobre a fonte de alimentação de uma box, e o desafio era tentar perceber porque as boxes realmente têm esse comportamento de consumo?

David Martins, que é estudante de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade da Beira Interior, elaborou uma análise sobre o consumo de uma box em particular, a box de satélite televes. Num primeiro artigo, David confirma que o consumo de electricidade é praticamente idêntico quando está ligado e em standby. Ele explica detalhamente porque isso se verifica, e documenta isso extensivamente de forma fotográfica. David constata que “estes aparelhos não são projectados com vista à poupança“, e que no caso da box analisada, “a box gasta 9.2W e a única coisa de jeito que faz é ter um relógio a funcionar?!?“.

Felizmente, os operadores estão a começar a acordar para o problema. No início deste ano, a ZON anunciou que as novas boxes permitem poupar 30 euros por ano. O que é o mesmo que dizer que quem tiver as mais antigas gasta 30 euros por ano a mais de electricidade! Felizmente, há esperança quando alunos como o David têm facilidade em compreender o que se passa de errado, e apontar mesmo soluções fáceis para o problema. Não deixem de comprovar isso no vídeo abaixo, retirado deste artigo, em que David evidencia claramente a questão. E não deixem de espreitar o blog d’ “O Engenhocas“, pois certamente contribuirá com muitos mais esclarecimentos úteis e educativos.

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. uma pequena fortuna só o consumo da box…por cá vamos deixar de ter essa despesa (consumo + serviço), a partir de 1 de Janeiro de 2013 ;)

  2. Tostão,
    Como a compreendo! Se a nossa TDT fosse como em Espanha (ver http://es.wikipedia.org/wiki/Televisi%C3%B3n_Digital_Terrestre_en_Espa%C3%B1a#Canales ), com dezenas de canais (entre nacionais, autonómicos, locais, insulares, etc.) aposto que muitas famílias seguiriam os seus passos…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *