Cruzamentos vs. Rotundas

Há a ideia de que as rotundas são mais eficientes que os cruzamentos. Em Portugal há uma grande quantidade de rotundas. Todavia, há países em que elas são menos habituais, como é o caso dos Estados Unidos.

O programa MythBusters resolveu testar a teoria com um exercício prático. Como é habitual no programa, a réplica é confrangedoramente real! No final, as rotundas revelaram-se mais eficientes que os cruzamentos. Num mesmo período de tempo, as rotundas permitiram escoar 460 veículos, contra 385 no cruzamento. Assim, em termos de ponta, a rotunda pode ser cerca de 20% mais eficiente que um cruzamento! O programa do episódio completo está disponível abaixo, que inclui mais análises sobre trânsito, com a parte das rotundas/cruzamentos a desenvolver-se depois do minuto 31:43.

Não estou todavia convencido que as rotundas se justifiquem em muitos casos, sobretudo quando há uma via principal, e cruzamentos com estradas secundárias. Tal tem ficado evidente com a análise que temos feito das Estradas Rápidas. Muitas estradas tem sido limitadas com a construção de rotundas, que limitam significativamente o tráfego na estrada principal. Vou procurar mais informação, para verificar se assim é, ou não.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *