Detalhe nos contadores de electricidade

A monitorização de consumos de electricidade pode ser efectuada de muitas formas. Cá em casa utilizamos um sistema de registo que permite a visualização dos dados em computador. Mas em muitos casos, tal não será possível.

O registo dos valores dos contadores é efectuado por um número crescente de utilizadores. Uma das razões mais habituais é a de fornecer esses dados ao prestador. Noutros casos, podemos utilizar esses dados para estabelecer um padrão de consumo claro. Mas muitas vezes não utilizamos esta prática para medir consumos de forma mais frequente, porque pensamos que o contador não tem uma resolução adequada.

Felizmente, em muitos contadores que ainda têm o disco de rotação, existe igualmente uma resolução decimal no contador. Como se pode ver na imagem acima, é possível discernir que, neste caso particular, a leitura do contador termina em 859.8. Com um bocado de jeito, ainda podemos subdividir as décimas…

A estratégia complementar que utilizo para monitorizar estes consumos com o mínimo de trabalho é fotografar com o telemóvel o valor do contador. Quando tenho tempo depois, é só olhar para o valor na foto ampliada, e anotar conjuntamente a data/hora em que foi tirada. Com esta técnica é possível monitorizar de forma bastante precisa os consumos de electricidade em períodos de curta duração.

Tags:

{ 7 comments to read ... please submit one more! }

  1. Espetaculo!!! Mas gostava de obter a marca e modelo dos equipamentos de medição que fazem este tipo de registo.

    Abraço e continuação de bons artigos.

  2. Manuel,
    Este contador é o da EDP… Note que nem todos os contadores da EDP têm todavia esta resolução.

  3. Ok, obrigado pelo esclarecimento. Mas estava a referir os outros registos efetuados por si, em que dá para realizar gráficos no pc. Pois assim é mais fácil analisar e concluir. Pois o contador da EDP é muito genérico. O meu objetivo é analisar equipamentos individualmente.

    Abraço.

  4. Manuel,
    Neste momento utilizo um multímetro com ligação por USB, mais um wattímetro para controlar o factor de potência. Ando à procura dum que tenha capacidades de true RMS, para fazer um artigo sobre o mesmo.

  5. OK, fico a aguardar. Mas o wattímetro para medir o fator de potência nas habitações acho que não existe necessidade. Pois acho que é tudo resistivo ou com valores proximos de um. Só se os equipamentos tiverem potências muito elevadas, caso contrario não existe essa necessidade. Depois não se esqueça de referir, os que atualiza atualmente, pois estou à espera do seu artigo para adquirir um. Abraço

  6. Bom dia, A.Sousa descobri este blog e só posso dizer FENOMENAL.
    Chamou a minha atenção este sistema de registo de consumos. Como é que posso fazer uso desta ferramento? Liga o multimetro onde? a cada equipamento que pertende fazer a leitura? ou na entrada do quadro electrico? Quanto ao wattímetro , os valores deveria ser muito perto do 1, é essa a leitura que faz?
    Obrigada desde já.
    Cumprimentos
    Sandra Cabaço

  7. Sandra,
    Utilizo vários tipos de equipamentos. O wattímetro que utilizo nas tomadas só tem um display, enquanto o multímetro tem uma ligação a PC. Estes servem essencialmente para medir um equipamento de cada vez. Depois ainda tenho outro waatímetro ligado ao disjuntor principal da casa, e este mede o consumo total. Estou a preparar um conjunto de artigos sobre estes gadgets todos…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *