Eficiência no IKEA

Gostemos ou não do IKEA, a verdade é que revolucionaram muitas coisas em termos do mobiliário de nossas casas. Um dos aspectos mais relevantes dessa revolução está relacionada com a logística, sendo que me surpreende frequentemente com a capacidade que tem de encaixar determinados móveis em volumes minúsculos.

Nesta página, eles explicam algum dos truques que têm vindo a implementar, no sentido de se tornarem mais eficientes. Particularmente interessante são os truques associados à diminuição das embalagens. Mas encontram-se muitos mais exemplos na Internet, como este, em que se dá o exemplo de como embalar velas de uma forma mais eficiente. Ou então, desta tese de Mestrado, com uma visão bastante profunda da logística do grupo… A leitura destes documentos permite perceber um pouco porque muitas vezes nos surpreende a oferta do IKEA. Quando se domina a eficiência, o sucesso não está longe…

É igualmente muito bom saber que a sustentabilidade é uma parte integrante da estratégia de negócio do IKEA. Gosto particularmente da aposta que fazem nos produtos de madeira, talvez a forma mais interessante de garantir que uma parte do dióxido de carbono da nossa atmosfera fica armazenado fora dela, por umas décadas…

Ef

Eficiência no IKEA

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *