Fim do ano escolar com pensamento de poupança

binders de Jeffrey Cufaude

Dossiers de Jeffrey Cufaude

Quero partilhar convosco a experiência que tive esta semana quando fui à escola do meu filho assinar as notas. Como em qualquer reunião de pais, a minha intenção é tentar entender se o meu filho está a receber a preparação para as matemáticas e língua portuguesa, mas também se os valores que a professora lhe passa são compatíveis, continuáveis e continuados em casa de forma a manter-lhe um ambiente estável.

A professora aparentemente sabia pelo meu filho que eu escrevo para o Poupar Melhor, mas sabia também que a austeridade imposta não chega e por isso disse alto e bom som para todos os pais ouvirem: “Os dossiers dos vossos filhos para o ano serão os mesmos deste ano. O nome já está na lombada e estão ainda em condições para aguentar mais um ano.”

Os dossiers servem para ir juntando os trabalhos do aluno durante o ano, mas como todos os que têm filhos sabemos, são também uma forma deles levarem para a escola na capa do dossier uma imagem do seu herói preferido.

A atitude da professora do meu filho merece o meu respeito por muitas coisas que passou como professora e que têm voz naquele outro site, mas aqui, a professora do meu filho merece menção porque, mesmo com a insistência de alguns pais, marcou novamente a posição quando afirmou: “Esta lista de material não é para comprar toda. Se as coisas que estão na lista ainda estiverem em condições, podem trazê-las para o ano.”

A mentalidade de que se poupa enquanto se tem para poupar tem de ser ensinada aos mais pequenos.

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Cá em casa sempre foi assim. A minha filha tem oito anos e no primeiro ano comprei-lhe uma boa mochila que durou 3 meses. Rompeu-se toda com o peso. Comprei-lhe outra pelo natal nos chineses ( só tinha de rosa) e dura até hoje. Agora que a escola terminou já foi lavada e está pronta para mais um ano. E assim se poupa.

    Fique bem
    Madalena Nunes

  2. Gostava de ter colocado aqui uma reportagem que vi com um pivot americano a apresentar sobre umas escolas nórdicas em que eram as próprias escolas a promover a troca de livros entre alunos de outros anos.

    A peça era também sobre o excesso de pressão colocado no sucesso do aluno e que nem por isso tinha melhores resultados que essas escolas, mas infelizmente não a encontrei.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Reutilização de manuais escolares » Poupar Melhor
  1. switches

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *