Gelo para arrefecer quarto II

Há cerca de uma semana, neste artigo abordamos o impacto da colocação de um litro de gelo num quarto. Como então referimos, o momento da colocação não foi o mais favorável, porque não permitia avaliar se a descida de temperatura então verificada se deveu à introdução do gelo, ou a uma evolução normal da temperatura.

Nesse sentido, foi efectuada uma segunda experiência, introduzindo um bloco de um litro de gelo, nas mesmas condições anteriores, nomeadamente do tempo de congelação. A introdução do gelo verificou-se num momento em que as temperaturas já tinham iniciado o habitual padrão de subida, por forma a averiguar mais facilmente a resposta da temperatura a essa introdução de gelo.

Como se pode observar na imagem seguinte (as curvas têm o mesmo significado do gráfico do artigo anterior), verifica-se uma resposta clara, com a manutenção da temperatura entre o gelo e a janela durante cerca de uma hora, registando uma progressiva subida a partir daí. A estabilidade no interior do quarto é ainda maior, mas isso é uma resposta igualmente expectável.

Temperaturas num quarto com introdução de 1 litro de gelo

Olhando para os valores em termos absolutos, verifica-se que a eficiência do arrefecimento não é certamente significativa. Como o leitor Santos refere nos comentários ao artigo anterior, há outras formas mais eficientes de arrefecimento. Esta é todavia apenas uma experiência, como outras que fizeram furor na Internet. Este Verão já não dará para fazer muitas mais experiências deste género, mas valerá a pena nelas insistir, até porque é bastante mais difícil realizar um arrefecimento de uma divisão, que o seu aquecimento…

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. O aparelho que lhe sugeri, trata-se de um climatizador. Os climatizadores são muito mais económicos do que os de ar condicionado e são optimos para pessoas alérgicas, pois também purifica o ar, com filtro e ionizador, e não seca o ar. Aqui vai um link: http://www.climatizador.net/
    Continue com as experiências, está no bom caminho.
    Um abraço!

  2. @Santos, estes climatizadores com ionizadores de ar não são como os frigorificos com nano particulas e as pulseiras magnéticas?

    Aconselho a leitura destes posts deste site http://dererummundi.blogspot.pt/2007/09/nanopartculas-e-segurana.html e deste aqui http://ktreta.blogspot.pt/2008/05/treta-da-semana-poupana-magntica.html.

    Não acreditamos apenas no fabricante ou em informação que alguém pago pelo fabricante publica para comprarmos os nossos equipamentos. Os equipamentos que executam melhorias que não temos como comprovar independentemente não são necessariamente maus, mas também podem na realidade não fazer o que prometem.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *