Iluminação eficiente e sono

ritmo circadianoUm artigo recente da Nature deu-me que pensar! O artigo de Charles Czeisler enumera algumas das razões pelas quais as pessoas têm um sono insuficiente na nossa sociedade. Algumas das razões imaginava-as, como o ritmo profissional, as bebidas ricas em cafeína, de que pessoalmente tanto gosto! Mas o que me surpreendeu foi a sua chamada de atenção para a iluminação artificial que utilizamos!

Segundo Charles Czeisler, a luz é a que mais afecta o nosso ritmo circadiano, e a isso já nos havíamos referido neste artigo. No que foi uma novidade para mim, os olhos, para além de permitirem a visão, os olhos respondem a outros estímulos, que condicionam entre outros aspectos o nosso relógio circadiano.

O artigo é muito técnico, mas permite-nos constatar que a nossa vida iluminada artificialmente resulta numa alteração substancial do relógio biológico. Estamos assim desviados do nosso relógio natural de 24 horas. Factores como o jetlag só o pioram, sendo que ele aborda mesmo o “jetlag social”, que incluem coisas como sair à noite, que mais contribuem para desregular o nosso relógio interno.

Mas o mais interessante do artigo é verificar que a iluminação actual, já pouco baseada em lâmpadas incandescentes, difere daquela a que o olho humano se habituou ao longo de milhares de anos. Os LEDs, por exemplo, têm uma componente azul mais forte, o que segundo Czeisler interfere mais no ritmo circadiano. Mas, por outro lado, como os LEDs multicoloridos podem fazer variar a composição de cores da luz, melhorando a luz nocturna com componentes mais avermelhadas ou alaranjadas. Pessoalmente, as lâmpadas fluorescente compactas fazem-me ainda mais confusão! Um tema que certamente aprofundaremos, até porque queixas de sono são cada vez mais recorrentes entre nós…

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>