Novo contador, menos consumo

Ao longo dos últimos meses temos relatado a saga da Liliana A. com os seus consumos de electricidade. A experiência dela não parece ser a da grande maioria de nós, mas podia acontecer a qualquer um!

Neste artigo, havíamos observado a evolução do consumo da Liliana A. desde 2004, bem como do bi-horário desde 2006. Subsequentemente, havíamos observado como a tendência de consumo se havia reduzido para cerca de metade, com a instalção de um novo contador por parte da EDP.

Passados mais de três meses, já é possível construir um novo gráfico, onde se observa o consumo antes e depois da mudança do contador:

Consumo da Liliana A. antes e depois da mudança de contador

Consumo da Liliana A. antes e depois da mudança de contador

Os pontos a vermelho e a azul são as medições com o contador antigo, para os períodos de fora de vazio e vazio, respectivamente. As linhas e fórmulas da mesma cor dão os valores para a regressão linear desses pontos, sendo os mesmos que referimos neste artigo. No mesmo gráfico, os pontos a laranja e a verde são para as medições com o novo contador, para os períodos de fora de vazio e vazio, respectivamente. Os valores de regressão linear para os consumos mais recentes estão nas mesmas cores.

Da análise dos valores, conclui-se que, em horário fora de vazio, o consumo marcado pelo actual contador da Liliana A. é menos de metade do contador anterior. Em horário de vazio, o consumo agora é apenas ligeiramente superior a metade do anterior. O que surpreende nos gráficos é a sua linearidade, o que indicia padrões de consumo regulares.

Ora, se essa linearidade existe, e se há uma inflexão clara aquando da mudança do contador, então é porque essa será a explicação para as diferenças de consumo medidas. E por este gráfico se vê que, ao ritmo de consumo actual, à Liliana A. foram cobrados qualquer coisa como pouco mais de 10000 kWh a mais em horário de vazio, e cerca de 16000 kWh a mais em horário fora de vazio, desde 2006. Ao preço a que tem estado a electricidade, convenhamos que é uma pequena fortuna!

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. A mudança compensou mesmo…
    Já agora, o que é necessário para solicitar a substituição do contador ? Reclamação ? Provas ?

    Cumprimentos

  2. Caro Sérgio,
    Eu solicitei a substituição do contador porque o anterior avariou o display eletrónico o que impossibilitava a contagem do consumo. Só após esta substituição é que realmente me apercebi da diferença “colossal” entre o consumo medido com o anterior e o atual.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *