OnAir

Num recente voo intercontinental da TAP, dei-me conta de que era possível ter Internet a bordo, com um serviço da OnAir! Não era barato, com um custo de 5 dólares americanos, e ainda por cima, limitado a apenas 4 MB de tráfego!

Por razões extraordinárias, resolvi utilizar o serviço. É um serviço lento, o que não admira, pois aparentemente a velocidade total do avião para o satélite é de 864 Kbps, mas outras referências apontam para metade dessa velocidade. Todavia, é sobretudo a latência associada à comunicação via satélite geoestacionário que é a responsável pelos baixos valores experimentados.

A utilização deste serviço tem uma série de limitações, nomeadamente a de que se pode utilizar as credenciais para apenas um voo. E se esse voo tiver uma aterragem de emergência, como foi o meu caso, a continuação da viagem requereu outros 5 dólares. Este é uma queixa que fiz em pleno voo, e do qual espero resolução… Sobre a forma mais eficiente de utilização deste serviço, falaremos em próximos artigos.

Imagem retirada do site

Funcionamento OnAir (Imagem retirada do site da OnAir)

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *