Poupar energia cozinhando com a Panela de Pressão

Foto do blog Kok Robin

Os consumos para cozinhar, gás, água e eletricidade, não são de descuidar. Com os aumentos que nos esperam derivados não só do IVA passar para 23% (era apenas 6%), provocados pelo Orçamento Geral de Estado para 2012 (OE2012), continuamos à procura de reduzir a dependência lá de casa aos recursos externos.

Para além do que já foi dito aqui no uso do forno, equipamento de cozinha que habitualmente aumenta o nosso consumo de energia, podemos também reduzir os consumos de energia, poupando na nossa conta de gás ou eletricidade, utilizando a panela de pressão.

A panela de pressão, por ser hermeticamente fechada, impede as perdas de energia pela dispersão do calor no vapor. A principal vantagem com que são vendidas é a redução do tempo de cozedura, mas oferece como bónus a redução do consumo de energia.

Devem ter atenção e verificar sempre o estado da válvula antes de abandonarem a panela de pressão ao lume e de não encher a panela para além do volume indicado pelo fabricante. No passado já houve dissabores entre os nossos autores do PouparMelhor.com.

Deixo-vos uma receita de Ossobuco à lá Ferro no Ferro.cc para experimentarem. Depois contém-nos como correu.

Tags: , ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Economizar na cozinha com a variedade culinária » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *