Quanto gasta chama-piloto?

É uma das perguntas que durante anos ficou sem resposta. A ideia até é premente, dado o aumento do IVA no gás… Agora, com o desafio do Poupar Melhor, resolvi investigar quanto gasta o esquentador de gás, cá de casa, por o deixarmos permanentemente com a chama-piloto ligada. O esquentador (na verdade, uma caldeira) não é daqueles automáticos, sendo a chama-piloto activada por pressão. Esse acto incómodo justifica porque está a chama-piloto ligada, excepto em períodos de ausência mais prolongados, como o de saída em fins de semana, ou férias.

Descobrir a resposta não é fácil. Os distribuidores estão interessados num maior consumo. O único fabricante que encontrei a revelar valores foi a Junkers. Neste link, diz-se que “a chama piloto de um esquentador pode consumir 13 gr. de gás por hora“, o que em gás natural significa que “essa poupança pode atingir 83 m3/ano“. A Junkers refere adicionalmente que “a utilização de esquentadores sem chama piloto permanente, poderá significar uma poupança de até 112kg/ano, ou seja, 9,1 botijas domésticas“. Todavia, noutro link, a Junkers deixou-me confuso, porque aí refere que “no caso de gás natural podemos falar de 120 m3“.

Para complicar as contas, os consumos de Gás Natural são facturados em kWh, em vez de m3. Para fazer a conversão, há variáveis como a temperatura… Tal torna as contas complicadas, para variar! Mas assumindo um valor médio ao longo do ano, dado pela própria factura da Lisboagás, o gasto da chama-piloto deve ficar entre 60 a 80 euros por ano, mais IVA. Um valor que não é desprezável, pelo que vamos começar a desligar mais vezes a dita chama…

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Excelente informação. Era uma coisa que sempre quis saber pois esqueço-me quase sempre de desligar a chama mas agora vou ter mais cuidado em desligá-la.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Consumo de gás em caldeira de aquecimento » Poupar Melhor
  1. Quanto custa um banho de imersão? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *