Quanto custa um banho de imersão?

Num artigo anterior havíamos calculado quanto custa um banho, ou melhor, um duche. Num destes dias procurei calcular quanto custou um banho de imersão. Sabia, à partida que o consumo de água e gás seria bastante superior, mas desconhecia quanto!

Encher a banheira, e o enxaguamento final, resultou num consumo de 149,6 litros de água e 0,628 m3 de gás natural. Comparando com os consumos do duche, o banho consumiu quase exactamente três vezes mais água, enquanto o consumo de gás não chegou a ser do triplo.

Fazendo as contas, ao preço da água cá do concelho, a água custa, no escalão mais baixo, 0,1496×0,5274 = 7,89 cêntimos de euro. Como vimos anteriormente, o custo da água é uma parte da factura da água, no nosso caso de apenas cerca de um terço do valor final, pelo que o valor total da água será de aproximadamente 7,89/0,324 = 24,35 cêntimos de euro. O consumo do gás é mais complexo, como já abordamos neste artigo. Utilizando a mesma fórmula de cálculo que temos utilizado para o consumo de gás natural, o custo foi de aproximadamente 0,628×0,70 = 43,96 cêntimos de euro.

O custo total do banho de imersão foi por isso de cerca de 24,35 + 43,96 = 68,31 cêntimos de euro, que é apenas ligeiramente menos do triplo do custo que havíamos calculado para o duche, que havia sido calculado em 23,7 cêntimos de euro.

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. SIC Contas Poupança: euros ganhos a poupar » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *