Radiação ultravioleta

Previsão radiação ultravioleta para hoje

Previsão radiação ultravioleta para hoje

A radiação solar incorpora uma parte que é bastante referenciada no Verão: a radiação ultravioleta. Possui muitos benefícios, mas esses benefícios rapidamente de transformam em prejuízos se excedidos os limites de “segurança”.

Se esses limites forem excedidos, podem surgir danos graves a nível biológico, em particular nos órgãos da pele e da visão. Nesse sentido, devem ser tomadas as precauções, evitando-se nomeadamente a exposição à radiação solar. Naturalmente, tal depende de muitos factores, nomeadamente da sensibilidade de cada um à radiação solar.

A intensidade da radiação ultravioleta depende de muitos factores. Na Antártida, o problema do buraco de ozono é insistentemente associado à problemática. No Monte Evereste o valor típico para o Verão é de 16, sendo um dos cinco maiores problemas de saúde associada à sua subida.  O valor mais elevado de radiação ultravioleta foi todavia detectado no Andes, com um valor recorde de 43.3.

As previsões de radiação ultravioleta estão disponíveis nesta página do IPMA. Aí podemos ver que por estes dias a previsão é de valores muito altos para todo o Continente. Por isso, protejam-se bem, utilizando algumas das seguintes técnicas:

  • Usar óculos de sol com filtro UV
  • Utilizar chapéu
  • Colocar protector solar
  • Evitar a exposição das crianças ao Sol

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Maria Irene Trovão Ferro

    Explicar isto nunca é demais.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *