SMS ou mensagens pela Internet

A smiley-face emoticon.

A smiley-face emoticon

Entre os telemóveis atuais a que chamamos Smartphones, há cada vez mais equipamentos com o acesso à Internet constantemente ligada. A Apple sabia disso quando começou a implementar no iOS uma série de funcionalidades que não fazem qualquer sentido sem a Internet. A Google também sabe disso e por isso o Android é quase totalmente dependente de estarmos online.

O meu pacote de dados e voz trás associado um tarifário de SMS muito ingrato porque cobra-me o mesmo por um SMS que me cobraria por um minuto de conversação. Como tenho um pacote de minutos, se envio muitos SMS, o resultado é óbvio.

Os requisitos para substituir o SMS eram:

  • Rápido de utilizar;
  • Com baixo consumo de dados e processamento;
  • Com pouca informação fora da mensagem a receber/enviar.

Procurei várias soluções para substituir os SMS, mas fui abandonando sempre as experiências que fazia porque nada cumpria os requisitos:

  • No email nem tudo o que lá chega são mensagens curtas e a quantidade de lixo que acabamos por acumular torna a sua gestão complicada como meio de envio e receção de mensagens curtas;
  • O Viber, um cliente que permite a conversação de voz sobre a Internet. Permite também mensagens, mas o consumo de dados e energia para o manter ligado tirou-me do sério;
  • O Skype desde que se ligou ao Facebook e ao Windows serve-me apenas para gravar o Podcast do Poupar Melhor e falar com os poucos resitentes que ainda o usam.

Optei por usar o DM (Direct Message) do Twitter porque o seu cliente impede os testamentos ao obrigar que a mensagem tenha o máximo de 150 caracteres e o consumo de dados é substancialmente inferior ao das outras opções. O Twitter tem uma outra vantagem: os emoticons não são substituídos por bonecos.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Eu optei pelo mesmo, comprei um dos planos mais baratos de internet para mim e para a minha mulher e agora falamos sempre pelo Gtalk.

    Também experimentei essas aplicações aqui referidas mas gosto mais do Gtalk por ser simples e permitir ver se a pessoa com que queremos falar está online e vai ver ogo a mensagem ou se não está, nesse caso se a mensagem for urgente dou um toque para a minha mulher ligar a net :)

  2. E o watsapp?? Para mkim, é o melhor em termos de mensagnes escritas! Nao é necesário adicionar os contactos a nenhuma lista especifica, o proprio programa identifica nos contactos existentes no telemovel quais os que tem watsapp instalado.. :)

  3. E falar do nosso telemóvel para qualquer móvel em Portugal por meio cêntimo por minuto ?????
    http://www.voipyo.com

    E falar de nossa casa com um telefone comum ligado à segunda porta de telefone do router meo numa conta voip a meio cêntimo para a rede móvel Pt e free para toda a rede fixa na Europa ?
    http://www.freevoipdeal.com

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *