Variação de temperaturas num quarto

A descida de temperaturas que se verificou nos últimos dias obrigou a ligar o aquecimento cá em casa. O gráfico abaixo documenta a variação de temperaturas num dos quartos, o mais frio cá de casa, até porque não tem exposição solar, e ainda por cima duas das suas paredes são exteriores.

Obviamente, aquando da ligação do aquecimento, que é baseado num radiador junto à janela, verifica-se uma subida da temperatura. A estratégia cá em casa é de ligar o aquecimento a um nível baixo, baixando assim o consumo, embora um pouco mais cedo. Assim, a subida de temperaturas não é tão acentuada, o que é sempre desagradável.

Quando se desliga o aquecimento, a queda é mais acentuada. A queda é ainda mais acentuada quando se abre as janelas, para arejamento. Depois das janelas fechadas, a temperatura acaba por recuperar. Mas a necessidade de arejamento tem-se revelado essencial, pois a condensação observada junto às janelas tem sido grande, problema que ando a equacionar…

Variação de temperaturas num quarto

Tags: ,

{ 9 comments to read ... please submit one more! }

  1. Já experimentaram colocar o radiador noutro local do quarto, por exemplo, numa das paredes interiores. ? (tenho ideia que junto á janela se perde bastante calor, logo haverá mais consumo de electricidade)

  2. Tostão,
    As questões que levanta são muito pertinentes. Os nossos radiadores são fixos, pelo que não consigo experimentar. É um tema que gostava de aprofundar, e que já iniciamos aqui:
    http://www.pouparmelhor.com/duvidas/colocacao-dos-radiadores/

  3. hummm, fixos como? fixos à parede e com alguma conduta por dentro da parede (tipo aquecimento central) ?

  4. Sim, aquecimento através de caldeira. O radiador do quarto envolvido nas medidas referenciadas no presente artigo é o que está visível neste outro artigo:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/combate-as-pontes-termicas/

  5. assim não têm hipotese…não dá para pôr noutra zona nem noutra parede com menos perda de calor :(

  6. Olá.

    Há alguma outra razão para que a temp do quarto, antes de ligar o aquecimento, é maior no dia 29 do que no dia 28?

    Tentaram registar em simultaneo a temp exterior e a interior e fazer sobrepor os graficos?
    Seria interessante analisar esta situação….

    Cumps

  7. David,
    Bom ponto! Algumas notas:
    1-A temp do quarto, antes de ligar o aquecimento, é ligeiramente maior no dia 28. Aquela “bossa” inicial não está relacionada com aquecimento do radiador.
    2-As temperaturas exteriores tendo a não as medir muito (dificuldade em fixar termómetros num andar elevado), mas seria interessante compará-las, como fiz por exemplo neste artigo:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/temperatura-dentro-da-janela/
    3-Quando quero comparar com a temperatura exterior, normalmente uso os dados históricos do wunderground.com. Neste caso, para a região de Lisboa, e datas envolvidas:
    http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2012/11/30/WeeklyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA
    4-A menor temperatura durante a madrugada de 30 deve-se a temperaturas exteriores ligeiramente menores, mas provavelmente a uma regulação (que faço manualmente) inferior da programação da caldeira.

  8. OK, sem dúvidas.

    Cumps ;)

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Temperatura das paredes » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *