Suplementos vitamínicos são banha da cobra

by Shannon Kringen

by Shannon Kringen

O artigo da semana passada sobre o infográfico dos suplementos alimentares levou-me a procurar um trabalho recentemente publicado no Annals of Internal Medicine que vem por em causa os efeitos propagandeados dos suplementos vitamínicos. O trabalho com o título Enough Is Enough: Stop Wasting Money on Vitamin and Mineral Supplements vem compilar num só documento de 4 páginas os resultados de vários estudos sobre os efeitos dos suplementos.

Os autores entendem que os suplementos não têm qualquer efeito, nomeadamente porque:

  • Num estudo efetuaram-se 24 testes com suplementos vitamínicos em 400000 participantes, não foi possível evidenciar quaisquer efeitos benéficos da toma de suplementos nas maiores causas de morte, doenças cardiovasculares e cancro;
  • Num estudo em 5947 homens com 65 anos de idade que avaliou a eficácia da toma de suplementos vitamínicos para prevenir a perda de capacidades cognitivas, não foi evidenciada qualquer diferença entre os resultados com a toma do suplemento vitamínico comparado com o placebo;
  • 12 estudos que avaliaram os efeitos das vitamínas B, E e C e ácidos gordos Omega 3 em pessoas com capacidades cognitivas moderadamente reduzidas e demência moderada não encontraram evidências que suportassem melhorias derivadas da toma dos suplementos.

O texto segue a resumir os resultados dos estudos em que se suporta para fazer a afirmação. A conclusão do grupo de autores é que basta de afirmar coisas que não se podem provar nem benéficas, nem prejudiciais, mas acima de tudo de convencer a população alimentada por uma dieta equilibrada que a toma destes suplementos pode evitar as doenças crónicas ou mortais.

These vitamins should not be used for chronic disease prevention. Enough is enough

Tags:

{ Comments are closed! }