Sal na Comida

O excesso de sal na comida tem sido associado ao desenvolvimento de diversas doenças. No passado, os meus avós tinham salgadeiras, e por isso a quantidade de sal que ingeriam era enorme. Morreram todos de idade avançada… Todavia, tudo o que nos dizem hoje em dia é que o sal em excesso faz mal!

A World Action on Salt and Health (WASH) elaborou um estudo comparativo internacional sobre a quantidade de sal na comida fast-food dirigida a crianças. O que encontraram foi um excesso de sal na comida dirigida a crianças. Oito em cada dez refeições continham mais de um grama de sal por refeição, que é o máximo recomendado para uma criança entre os 4 e 6 anos.

O estudo, cujos dados detalhados podem ser consultados neste documento, não detalha valores para Portugal, pelo que poderá ser interessante descobrir quais são. Todavia, para os vários países analisados, as diferenças são enormes, como se pode observar no gráfico abaixo, com a mesma refeição na Turquia a ter cerca do triplo do sal da mesma refeição no Reino Unido:

Sal no McDonalds Chicken Nuggets

Sal no McDonalds Chicken Nuggets

Tags:

{ Comments are closed! }