Municípios onde o ordenado de “Profissionais altamente qualificados” é maior

Hoje de manhã, no feed do LinkedIn, foi-me apresentado um artigo que revelava que a Fundação Francisco Manuel dos Santos havia revelado há três semanas quais os Municípios do País onde o ordenado médio mensal é maior, ou era maior em 2021. Em primeiro lugar, Castro Verde (a explicação estará na Somincor) e em terceiro lugar Oeiras, o que também se percebe. Mas, Alcochete em segundo?

Porquê Alcochete? Era um bom desafio perceber porquê? Primeiro pensei que pudesse ser derivado da Câmara Municipal, que realmente emprega quase 10% da população ativa do concelho. Mas não podia explicar, embora a população ativa do concelho fosse inferior a 10 000 pessoas.

Em conversa com o Álvaro, que conhece muito melhor Alcochete que eu, percebemos que haveria muito provavelmente um outlier que explicaria isso: jogadores de futebol. Mas como prová-lo?

Felizmente, há mais métricas que podem ser analisadas. E uma delas é a referente à dos ordenados médios dos “Profissionais altamente qualificados”, por concelho. Nesse sentido, a partir dos dados da Pordata de 2019, compilei a lista dos cinco municípios onde os “Profissionais altamente qualificados” mais ganham neste País, em média:

Não é preciso puxar muito pela cabeça para perceber porque é que afinal Alcochete é o segundo Município do País onde o ordenado médio mensal é maior. E já agora, no gráfico anterior, o Seixal também se percebe bem, embora como tenha uma população ativa bem maior, passa naturalmente despercebido a nível da média nacional.

Independemente de tudo o resto associado, há aqui uma conclusão importante: tem que se ter sempre em conta que a média é em termos estatísticos muito problemática. Já o havíamos referido aqui neste artigo, mas deixo aqui a imagem desse artigo novamente, porque me parece que exemplifica bem o que se passa em Alcochete:

Tags:

{ Comments are closed! }