ISP explica muita coisa!

Este artigo é um aprofundamento do artigo inicial a comparar a evolução do Crude vs. Gasóleo em Portugal. Procuramos depois quantos dias de desfasamento davam origem a uma melhor correlação da evolução entre o Crude e o Gasóleo. Finalmente verificamos que a evolução do rácio entre o Brent e o Gasóleo tinha algumas imperfeições.

Parte dessas imperfeições é função do ISP (Imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos). O ISP é um imposto fixo por litro, ou seja não varia em função da evolução do crude, e que até vai engrossar as receitas do Estado. Manteve um valor de 0.36441 por litro de gasóleo durante o período analisado no gráfico, pelo que uma estabilidade desse valor não explica qualquer variação neste novo gráfico. Noutros locais há referências a um valor ligeiramente distinto, 0.36941, mas para efeito deste artigo continuaremos a utilizar 0.36441 por litro de gasóleo.

O gráfico abaixo continua a evidenciar um rácio, entre o preço do Brent em Euros, e um denominador que consiste no valor do preço por litro de gasóleo, subtraído do valor do ISP. Como se pode observar, existe uma maior linearidade até meados do ano passado, e uma queda abrupta depois:

rfwf34f

Rácio Brent(EUR)/(Gasóleo – ISP)

Em circunstâncias ideais, o gráfico seria uma recta, de preferência horizontal. Tal significaria uma evolução do preço do gasóleo apenas dependente do preço do Brent. Como tivemos hipótese de explicar anteriormente, uma subida dos rácios é boa para o consumidor, enquanto uma descida é má.

Da forma como vejo as coisas, à tendência de subida dos últimos anos provavelmente está associada a introdução de uma maior concorrência, provavelmente associada a uma maior implantação das bombas low-cost. Mas, a enorme descida dos últimos meses revela que os consumidores estão a perder imenso.

Ou seja, pode realmente acontecer que afinal o preço dos combustíveis não esteja realmente a descer como devia…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *