Hambúrguer inexplicavelmente saudável

Hambúrguer inexplicavelmente saudável

Hambúrguer inexplicavelmente saudável

Na história do Hambúrguer pouco saudável ficava a dúvida do que seria o liquido que sobrava daqueles hambúrgueres. O total de líquidos saídos dos hambúrgueres era de 67 gramas. Seria tudo gordura? De cada hambúrguer tinham saído cerca de 16,75 gramas de uma… coisa.

O Jamie Oliver já ganhou a batalha em tribunal por ter exposto o processo de geração de hambúrgueres com Nitrato de amónio, mas eu ainda não estou satisfeito em relação à qualidade dos hambúrgueres que consumo.

Agora quando faço hambúrgueres meço sempre o que entra e o que sai da frigideira.

Ainda não foi desta que os hambúrgueres são feitos por mim. Desta vez comprei-os num talho onde consigo alguns dos bons bocados com que faço as receitas de carne naquele outro blog.

Aconteceram 2 coisas com a frigideira:

  1. Na primeira pesagem estava mais leve;
  2. Na segunda pesagem continuava a pesar o mesmo que pesava quando iniciou.

Uma coisa é certa: não havia o liquido que sobrava daqueles outros hambúrgueres.

Dá uma diferença de 33,75 g e de 0,099 € entre cada hambúrguer.

No caso daqueles outros hambúrgueres o peso a mais não me parece uma vantagem: 16,75 g são de um liquido que desconhecemos a origem e os restantes 17 g nada nos garante que sejam realmente uma vantagem ou que valham o custo a mais.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Há muitos anos ouvi uma explicação sobre tal fenómeno. Foi há tanto tempo que não consigo precisar quem a teria dito.

    Penso que esse líquido é sobretudo água. Penso que alguns produtores aditivam a carne (acho que com o animal ainda vivo) para que ela possa reter uma grande quantidade de água, resultando assim uma clara vantagem na venda do produto.

    Quanto maior a % de água libertada, maior o prejuízo do consumidor e menor a qualidade da carne.

  2. Veruska,

    Também já tinha ouvido falar dessas táticas… Para termos a certeza se era só água, que só pelas fotos já dá para antever o resultado, teríamos de separar os componentes da mistela, evaporando, centrifugando ou outros métodos. No final seria sempre algo de excesso.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Novamente a ementa semanal » Poupar Melhor