Adeus Sitemeter!

Quase imediatamente depois da criação do Poupar Melhor, começamos a utilizar o Sitemeter. O Sitemeter era uma ferramenta interessante, porque permitia gerir as estatísticas de acesso a um site. Particularmente útil era o facto de que essa informação ficava disponível a quem a quisesse consultar, e não só aos responsáveis dos sites.

O Sitemeter é o sistema utilizado no Blogómetro, um serviço público prestado pelo Aventar. Ontem, com as últimas estatísticas, o nosso posicionamento era no 76º lugar, mesmo atrás do Abrupto:

Posicionamento no Blogómetro em 2015-03-26

Posicionamento no Blogómetro em 2015-03-26

Há dois dias notamos que algo de estranho se passava quando se carregava em links do Poupar Melhor. Talvez isso tenha acontecido também aos nossos leitores. Pela investigação forense que conduzimos, era algo que já se evidenciava porventura há cerca de uma semana e meia.

Quando se clicava num link, ou mesmo apenas com o botão direito do rato na página, existiam acessos HTTP efectuados a sites debaixo do domínio vindicosuite.com. Depois de alguma investigação própria, detectamos que esses links estavam a ser introduzidas pelas scripts do Sitemeter.

Depois de confirmar que isso estava a acontecer a outros (exemplo1, exemplo2, exemplo3), foram retiradas ontem ao início da madrugada as referências ao Sitemeter. É uma pena que isto aconteça, mas reforça as preocupações que temos que ter sempre que se utilizam nos nossos sites/blogs, elementos de terceiros. Dá também para sentir como alguns problemas da Internet podem passar bastante despercebidos…

Este problema está a afetar todos os sites/blogs que conheço, incluindo o Aventar, e que utilizam o Sitemeter. Fui ainda ver os 6 primeiros do Blogometro, e todos estão igualmente afetados. Se é responsável por um site/blog, tenha este alerta em consideração. Se é apenas utilizador, relate-nos aqui eventualmente as suas experiências neste domínio, e proteja-se (eu utilizo NoScript)…

Tags: ,

{ 8 comments to read ... please submit one more! }

  1. Bom dia,

    Perdoe-me a ignorância, mas isto reflecte-se em quê? O Sitemeter tem código para atrasar o nosso site e/ou dirigi-lo para outros?

  2. Amigo POC, a resposta é sim e sim. Atrasa e redirecciona.

    Se tem um site com o sitemeter, proceda da mesma forma que procedeu para o colocar nas suas páginas e remova-o rapidamente.

  3. POC,
    A forma como o Sitemeter está a atuar permite-lhe (não quer dizer que o esteja a fazer em todos os casos, mas eu vi) alterar a página do Poupar Melhor, sem nosso conhecimento. No limite, podia mudar a página completamente! O que nós detectamos é que quando um visitante do PM carregava num link, isso passava a ser do conhecimento do tal vindicosuite.com. Eram enviados pedidos para esse site. Na Internet há relatos também de inserção de publicidade, e alegadamente outras coisas piores. Ou seja, várias infracções à nossa segurança, do PM, dos clientes, e pelo menos da sua privacidade!

  4. designerferro e A.Sousa, obrigado a ambos pelas boas explicações.
    Vou retirar o sitemeter do Simão Escuta :)
    Malandros!

    Obrigado pelo alerta.

  5. Também utilizo SM desde que em 2006 comecei a ter os meus sites/blogs.

    Custa a acreditar que chegou a este ponto :(

  6. Eu uso o Site Meter desde 2007 aqui no Brasil. Até não me incomodava tanto com essa interceptação do Vindicosuite. O importante, para mim, é que continuei tendo minhas estatísticas. Até que começou a dar tudo errado. O número de “views” começou a aparecer multiplicado por dezenas ou centenas. Totalmente irreal. E agora o site parou de registrar os acessos desde 29 de junho. Não sei o que está havendo. O contador não aparece mais na minha página.

  7. Era utilizador do Sitemeter desde que tenho um blog…e estava satisfeito com o seu desempenho.
    Desde há cerca de 15 dias, deixou totalmente de trabalhr não contabilizando nenhum registo!
    Não sei qual a razão e gostaria que me indicassem outro contador mais fiável.
    Obrigado.

  8. Obrigado a vocês todos, porque ía exactamente colocar um contador do sitemeter no meu blog, sendo assim já não. Acho muito sem geito e não me agrada as estatisticas do sapo, mas enfim! Obrigado pela vossa informação. Mar

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }