Água consumida a lavar roupa

Na sequência do artigo em que observamos como é fácil medir o consumo de água cá em casa, fomos agora verificar quanta água se consome a lavar a roupa. Já havíamos confirmado que o consumo de electricidade da máquina é significativo.

A nossa máquina de lavar roupa é de 7 Kg, pelo que relativamente grande. É de esperar que consuma mais água que as máquinas que lavam menos roupa, mas provavelmente fá-lo de forma mais eficiente por quilo de roupa. Lavamos sempre com a carga máxima, o que aumenta a eficiência.

Numa lavagem de um destes dias, o consumo de água foi de 56,6 litros. Tal significa que custa um pouco mais que um dos meus banhos, mas mesmo assim não me parece exagerado. Segundo os preços da água cá do concelho, a lavagem da roupa custa, no escalão mais baixo, 0,0566×0,5274 = 2,985 cêntimos de euro. Mas não se esqueçam que o custo da água é apenas uma parte da factura da água, e como vimos anteriormente, no nosso caso de apenas cerca de um terço do valor final… O valor final do custo da água será por isso de cerca de 2,985/0,324 =  9,21 cêntimos de euros. E a vossa, quanta água consome?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *