Quanto custa um banho?

Munido da técnica de contabilização de consumos de água e gás que referimos anteriormente, verifiquei este fim de semana qual o consumo de água e gás durante um banho. Já sabíamos que mais de metade do primeiro minuto era um desperdício, mas ainda não tínhamos contabilizado o restante.

Um banho típico demorou-me 5 minutos e dez segundos. No Inverno, os banhos duram um pouco mais, e gasta-se um pouco de água a mais, porque se aproveita para aquecer… Durante esse tempo, utilizei 49,6 litros de água, e foram consumidos 0,223 m3 de gás no aquecimento da água. Isso significa um consumo de 9,6 litros de água por minuto, e de 0,043 m3 de gás por minuto.

Segundo os preços da água cá do concelho, a água do banho custa, no escalão mais baixo, 0,0496×0,5274 = 2,62 cêntimos de euro. Mas não se esqueçam que o custo da água é apenas uma parte da factura da água, e como vimos anteriormente, no nosso caso de apenas cerca de um terço do valor final… O valor final da água será por isso de cerca de 2,62/0,324 =  8,09 cêntimos de euros. Em termos de gás, o cálculo é muito mais difícil, como já havíamos observado neste artigo. E está envolto em contas misteriosas. Mas, se utilizarmos os valores cobrados na factura, o custo é de aproximadamente 0,223×0,70 = 15,61 cêntimos de euro. O custo total do banho foi, por isso, de cerca de 8,09 + 15,61 = 23,7 cêntimos de euro.

Como reduzir este custo, sem deixar de usufruir desta comodidade, será tema de próximos artigos.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Bom dia,
    Estou usando um meio rústico de poupar a água que é desperdiçada no aquecimento. encho sempre dois baldes nessa altura do ano até a água estar quente. Esta água é usada para regar as plantas e/ou para limpeza da casa.

  2. Usando esquentadores ecologicos poupa mais de 50%

  3. Gracias

    Según http://www.pouparmelhor.com/praticas/quanto-custa-um-banho/ se necesitan 4,5 litros de gas natural para calentar un litro de agua (223 / 49,6).

    Según http://www.ricardogamaza.com/medio_ambiente/como-ahorrar-agua-sin-duchas-frias/ :
    Una ducha de cinco minutos consume 95 litros de agua según datos de la OMS, aunque si nuestra ducha no tiene perfilador o un sistema de mezcla de agua con aire puede llegar a los 150 litros. Respecto al gas depende de muchos factores (tipo de calentador de agua, caudalímetro, temperatura del agua con el que tomes la ducha…).

    Según http://nergiza.com/cuanto-cuesta-darse-una-ducha/ :
    En nuestro ejemplo hemos puesto el mínimo de una ducha, que sería 8minutos y 0,1 l/s lo que vienen siendo sobre 50 litros de agua. Coincide con el mínimo del que habláis en el post de adslzone.
    Aunque los 0,4m3 de gas para una ducha me parece excesivo, serían casi 4,7kWh por ducha, lo que me parece muchísimo, según mis cálculos debería andar alrededor de 2kWh o menos por ducha.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *