Camiões e gasóleo

Cada um de nós faz um esforço por abastecer o mais barato possível. O mesmo acontece certamente aos profissionais, e por isso foi sem surpresa que li a notícia de ontem, de que 8 em cada 10 camiões portugueses abastece em Espanha.

Nada que me surpreenda! Já o havíamos antecipado neste artigo… Apesar das tentativas inglórias dos pedidos Ministeriais, realmente são os camiões quem mais têm a ganhar com abastecer em Espanha, sobretudo aqueles que fazem deslocações internacionais.

Para tentar perceber quando pode um camião poupar entre abastacer em Espanha ou Portugal, tive que tentar descobrir primeiro quanto leva um depósito de um camião TIR. Há naturalmente para todos os gostos, mas vamos tomar o exemplo de 1000 litros, não esquecendo que alguns levam bem mais, ou poderem contar com depósitos adaptados.

Pegando nos dados disponibilizados neste artigo, rapidamente se verifica que um camionista ao passar de Badajoz para Portugal, pára antes da fronteira. Poupa 20 cêntimos por litro, o que quer dizer 200 euros a menos ao atestar. Dá umas voltinhas por Portugal, e ao voltar volta a atestar em solo de nuestros hermanos. Dá umas centenas de euros de impostos a Espanha, mas feliz, porque poupa outros tantos!

O mesmo se pode aplicar naturalmente a outros veículos, nomeadamente autocarros. Dados os seus consumos e depósitos, o potencial de poupança é também muito grande!

Por cá, os papalvos que pensam que estão a fazer uma grande coisa, estão a enterrar-nos colectivamente. E ainda têm a lata de lutar contra a espanholização. Eu, não estou com essa luta…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *