Compreender melhor a máquina de lavar louça

A forma como se coloca a louça na máquina de lavar é algo muito distinto de pessoa para pessoa. Há aquelas pessoas que privilegiam a colocação rápida, outras como eu, que preferem que a louça fique melhor lavada, mesmo que percamos algum tempo a organizar a louça dentro da máquina.

No passado, já falamos da importância do braço pulverizador, da orientação da louça, ou mesmo da forma de colocação dos talheres. Mas tudo isso ficou muito mais compreensível quando li um artigo científico que quantifica muito melhor estas estratégias…

Intitulado Positron Emission Particle Tracking (PEPT) for the analysis of water motion in a domestic dishwasher, de R. Pérez-Mohedano, et al., surpreendeu-me pela aproximação efectuada para compreender melhor o funcionamento destas máquinas. Para o estudo foi utilizada uma técnica desenvolvida na Universidade de Birmingham, designada por PEPT (Positron Emission Particle Tracking). Tal técnica envolve uma partícula radioactiva que é seguida, neste caso, dentro de uma máquina de lavar loiça. Neste caso, foi utilizada para seguir o fluxo de água dentro de uma máquina de lavar loiça.

O estudo, que é muito técnico, tem vários gráficos interessantes, mas naturalmente complexos. O meu preferido é o que está abaixo, e o que determina a velocidade da água, em função da velocidade do motor que bombeia a água, o nível de carga, e a presença ou não de detergente. As imagens de cima são relativa à velocidade quando a água é aspergida no sentido ascendente, enquanto as imagens da linha inferior são as relativas à velocidade a que a água discorre para baixo.

Fluxios

Velocidades da água em em função da variação de três factores

Naturalmente, as conclusões são bastante expectáveis. Um motor com maior velocidade imprime maior velocidade na água, bem como uma menor carga. Os autores afirmam que a existência ou não de detergente não tem grande impacto na velocidade, sendo que as diferenças dos gráficos C e E se deve a outros factores.

Em suma, este estudo traz dados muito interessantes e até apontadores para outros estudos, que procuraremos abordar em próximos artigos…

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Algumas máquinas de lavar loiça da Samsung possuem uma tecnologia designada de WaterWall, que segundo a empresa, é capaz de cobrir os cantos destes electrodomésticos e, assim, chegar a 100% dos lugares.

    https://www.youtube.com/watch?v=cN-cBHimfsQ

    https://www.youtube.com/watch?v=XJN9_1K-zrQ

  2. Vídeos interessantes, especialmente o segundo, por causa da máquina transparente…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *