Consumo do ar condicionado do carro

O ar condicionado de um carro tem um impacto considerável no consumo de combustível. Podemos minimizar esse consumo de diversas formas, escolhendo previamente por exemplo um lugar à sombra, pois em caso contrário, há um forno assegurado. Há ainda a possibilidade de abrir as janelas, mas só compensa em velocidades baixas.

O site Nergiza foi mais longe e calculou qual o consumo de combustível quando se liga o ar condicionado. Pegaram num exemplo, pois obviamente variará de carro para carro, e chegaram à conclusão que o ar condicionado poderá consumir entre 0.3 litros e 1 litro aos 100 Km. Noutros cálculos equivalentes, o funcionamento do ar condicionado retira entre aproximadamente 1.5 a 5.3 cavalos de potência do motor.

O site dá conta de mais algumas curiosidades, como o facto de muitos carros disporem de um sistema que desliga o ar condicionado quando pisamos no acelerador a fundo. Referem também que nos carros eléctricos o sistema é diferente, e que nos carros com start-stop o ar condicionado deixa de refrigerar nos semáforos, embora o ventilador possa continuar a passar ar fresco enquanto o evaporador esteja frio. Algumas outras dicas estão ainda disponíveis para contextualizar os consumos destes equipamentos.

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. E aquele teste feito pelos MythBusters que confirmou que rende mais circular com o AC ligado que com as janelas abertas?

  2. Dav7,
    Esse não conheço, mas reforça aquilo que averiguamos no artigo
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/janelas-abertas-ou-ar-condicionado/
    Mas vou procurar, porque simplesmente adoro o MythBusters!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *