Cruise control

Uma das discussões acaloradas quando se fala de poupança de combustível, é a de se o cruise-control poupa ou não combustível? De uma forma geral, o cruise-control aumenta o consumo, porque ele é incapaz de perceber o que está acontecendo em termos de trânsito, limitando-se a manter estável uma determinada velocidade. Todavia, quando as estradas são niveladas e o tráfego é reduzido, o incremento de consumo não se fará sentir. Quando o condutor também não faz uma eco-condução eficiente, tem dificuldades em manter uma velocidade estável, ou está constantemente a dar-se conta que vai a uma velocidade muito elevada, deixar o cruise-control a uma velocidade aceitável poderá mesmo ser bastante positivo.

A utilização de cruise-control é particularmente desaconselhável em situações de muito tráfego, dado que tenderá a causar muitas travagens desnecessárias. Também a condução em zonas de subidas e descidas tenderá a causar “confusão” ao sistema de cruise-control, enquanto um condutor com noções de poupança tenderá a fazer uma condução muito mais eficiente.

Estes sistemas estão todavia a melhorar. Alguns já interagem com dados de GPS, o que lhes permite uma melhor gestão das subidas e descidas. Melhorias também estão a ser feitas no âmbito dos sistemas de travagem, que podem até causar acidentes em determinadas condições atmosféricas. No futuro, a combinação destes vários avanços pode até levar a sistemas que maximizem a poupança em termos de condução. Mas até lá, um bom condutor superará sempre o consumo do cruise-control.

Tags: ,

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Segundo ouvi dizer, o cruise control está limitado nalgumas auto-estradas europeias devido ao número elevado de pessoas que adormeceram ao volante. Para sempre.

  2. Não podemos proibir todos de fazerem uso cuidado das tecnologias por alguns não saberem como as usar ou poderemos ter pessoas que achem que a Internet devia ser proibida por haver pessoas que dão os seus dados em esquemas do bau nigériano.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Importância de vento norte na A1 » Poupar Melhor
  1. Carros e condução autónoma: Tesla e Google » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *