Empréstimo para quantos anos?

Da conversa com o Mário D. sobre como a mensalidade variava em função da taxa de juro, decidi ilustrar essa variação em conjunto com a variação da mensalidade que se paga e o período do empréstimo para um valor de empréstimo fixo.

No gráfico abaixo, representa-se o valor da mensalidade, no eixo dos yy, para um empréstimo de 100 000 euros. O eixo dos xx representa a quantidade de anos, fazendo-se variar de 15 a 40 anos. Cada curva do gráfico representa uma taxa de juro diferente.

Empréstimo em função do período de empréstimo

Quantos mais anos um empréstimo durar, menor é naturalmente a mensalidade a pagar. A mensalidade decai rapidamente para períodos superiores a 15 anos. Mas à medida que vamos acrescentando anos ao período de duração do empréstimo, a mensalidade vai decaindo cada vez menos. Na verdade, após os 25/30 anos, as funções têm uma evolução cada vez mais linear.

Este gráfico permite-nos uma outra visão na percepção de quais os critérios mais favoráveis num empréstimo. Porque aqui se percebe que muitos mais anos podem não trazer uma grande vantagem em termos de mensalidade. Muito mais importante é realmente a taxa de juro, pois um ponto percentual pode equivaler a muitos anos de empréstimo!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Taxas de juro implícitas no crédito à habitação » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *