Os melhores lugares num avião

A320 da TAP no site SeatGuru

Neste outro artigo, referenciamos quais os lugares mais seguros num avião. Hoje vamos abordar que outros aspectos são interessantes quando se escolhe um lugar num avião. Recordemos que estas dicas são sobretudo destinadas a quem tem, ou pode, marcar antecipadamente um lugar. Note-se que algumas companhias já não têm marcação de lugar, pelo que é tipo autocarro: quem entra primeiro no avião é que escolhe os lugares.

Se o que pretende é ir à janela, então os lugares à janela, na frente do avião são naturalmente os melhores. É daí que terá a melhor vista da janela, porque a meio ou na parte traseira do avião, a asa costuma limitar significativamente a visibilidade. Se gosta de olhar para fora, como eu, então saber qual o trajecto habitual dos aviões numa determinada rota pode levar-lhe a optar pelo lado esquerdo ou direito do avião. Se não sabe qual é a rota habitual, pode espreitar uns dias antes o mesmo voo num dos muitos “trackers” online, que já referenciamos neste artigo.

O lugar à janela é igualmente o melhor para dormir, pois pode facilmente encostar-se a cabeça. Neste caso, uma pequena almofada, especialmente aquelas adaptadas para as viagens, faz pequenas maravilhas. Tenha só em consideração que este é tipicamente o local mais frio do avião, pelo que um agasalho é provavelmente recomendável.

Se é um dos que viaja em voos de negócio, então provavelmente quererá ser um dos primeiros a sair. Ficar nas primeiras filas é quase sempre a solução nestes casos, mas nem sempre assim acontece, especialmente no caso dos voos em que a saída não se verifica pela manga. Mas para garantir as primeiras filas, deve optar por fazer o check-in o mais cedo possível, ou então colocar-se o mais cedo possível na fila de boarding, quando não há reserva de lugares.

O barulho dentro de um avião depende muito do seu tipo. Nos aviões com motores na rectaguarda do avião, como os MD, o ruído é particularmente intenso no fundo do avião. Nos restantes, com aviões nas asas, o barulho é mais uniformemente distribuído pelo avião, embora a traseira continue a ser mais barulhenta. Em termos de turbulência, a parte central do avião, sobre as asas, é quase sempre a menos turbulenta.

Na grande maioria dos aviões, exceptuando os de grande dimensão, as casas de banho estão localizadas na traseira do avião, com a maioria deles a ter também uma casa de banho à frente. Se é um frequentador das casas de banho dos aviões, ficar mais perto desses lugares, e sobretudo junto ao corredor, minimiza os inconvenientes de uma deslocação à casa de banho. Ficar junto ao corredor tem todavia o inconveniente de que provavelmente levará uns encontrões, sendo o pior local para dormir uma soneca…

Mas o que é realmente interessante é dominar as características de cada avião. Sabendo onde são as saídas de emergência permite-nos, por exemplo, ocupar um lugar muito mais espaçoso. Como isso nem sempre é fácil de ver no momento da compra do bilhete ou do check-in, o site SeatGuru fornece-nos informação muito interessante nesse domínio. Aí podemos ver uma análise dos vários aviões das várias companhias, como a imagem acima evidencia. Para todos aqueles que querem ter um conhecimento ainda mais avançado neste domínio, e sobretudo para os passageiros frequentes, é um site indispensável.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Como embarcar pessoas num avião? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *