Paralelizar o tempo

Uma forma interessante de poupar tempo é paralelizar tarefas. Tal significa fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo, o que requer alguma habilidade e planeamento. Paralelizar não é fácil, mas o sucesso em outros domínios, como o da computação, permite grandes ganhos.

Paralelizar é algo a que nos habituamos em termos domésticos. Enquanto se cozinha algo no forno, por ex., outras tarefas podem ser executadas. Tal é um exemplo de paralelização óbvio, tão óbvio, que muitas vezes não fazemos a associação.

Uma estratégia possível é a de manter uma lista de tarefas de execução relativamente longa, e que requeiram pouca interacção, para ir executando no meio das nossas tarefas normais. Tal é válido em termos pessoais, como profissionais. Alguns exemplos pessoais incluem a audição de podcasts no carro enquanto conduzo, a execução de tarefas rotineiras enquanto estou ao telefone, ou a elaboração de um post do Poupar Melhor, enquanto passa um qualquer programa menos interessante na Televisão…

Tenha em atenção que a paralelização de tarefas implica um esforço cerebral adicional. Pode mesmo ser perigoso quando efectua uma tarefa que exige atenção, como é o exemplo da condução. Por isso, não faça como o Mr. Bean, aperaltando-se no carro a caminho do dentista, na célebre sequência cómica, que pode revisitar de seguida:

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

{ 4 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Teste o seu cérebro » Poupar Melhor
  1. Multitasking na vida real » Poupar Melhor
  1. Podcast do PouparMelhor » Poupar Melhor
  1. O perigo das equações diferenciais » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *