Perigo das baterias

Parafuso num Iphone

As baterias que utilizamos hoje em dia nos nossos telemóveis, portáteis, e cada vez mais equipamentos, são tecnologia muito avançada. Temo-nos referido aqui no blog várias vezes a como maximizar o seu desempenho. Mas é preciso referenciar que as baterias com que lidamos no dia a dia devem ser tratadas com cuidado.

Já tropecei no passado em várias notícias que davam conta dos perígos associados às baterias de iões de lítio. Mas há dias tropecei noutra notícia que me fez pensar mais um pouco. A 30 de Novembro passado, dentro de um avião que se preparava para aterrar em Sydney, na Austrália, um iPhone começou a emitir fumo, com um brilho vermelho. Valeu a pronta intervenção de uma hospedeira… Agora descobriu-se que uma reparação não autorizada tinha deixado um parafuso mal colocado, e que provocou um curto-circuito na bateria, e um rápido aquecimento que deflagrou no princípio de incêndio…

Serve isto para que tenhamos particular cuidado no manuseamento dos equipamentos com baterias. No seu correcto carregamento. Na sua não exposição a fontes de calor. Muitas vezes, também no prevenir é que está o ganho!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *