Poupança de energia na televisão

A semana passada havíamos abordado como os níveis de retroiluminação têm um impacto muito significativo no consumo eléctrico das televisões LCD. De todos os factores que condicionam o consumo de electricidade da televisão, esse é o mais significativo. Os outros factores, como o contraste, brilho, nitidez, têm um impacto muito pequeno na variação do consumo de electricidade.

Em vez da manipulação individual destes factores, as televisões costumam agrupar os vários níveis de poupança de energia numa única opção. Na nossa televisão a opção de configuração chama-se justamente de Poupança de Energia, e conforme podem ver no vídeo abaixo, tem cinco níveis, (desligado, baixo médio, alto e automático). Quando o mecanismo de Poupança de Energia está desligado, o consumo de energia é de 186W, enquanto no extremo oposto, o nível alto de poupança de energia consome apenas 87W, ou seja menos de metade do consumo máximo!

No nosso caso, a nossa opção foi pelo nível médio de poupança de energia, mas com a colocação do nível de retroiluminação no nível 3, como havíamos anteriormente referenciado. Conjugando isso com a visão dos programas de televisão a partir da fonte coaxial, conseguimos reduzir o nosso consumo da televisão dos cerca de 160W iniciais, para os 100W actuais. Eventualmente é possível ir mais longe, mas ainda vamos tentar perceber que mais factores podem influenciar a qualidade de visualização, nomeadamente em função da iluminação ambiente.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *