Velocímetro vs. GPS vs. OBD-II

Uma das primeiras experiências que fiz logo que consegui o meu adaptador para OBD-II foi comparar as diferentes velocidades a que um carro circula. Já sabia que o velocímetro do carro mentia no bom sentido, mas não sabia se o carro sabia.

No vídeo abaixo, é possível visualizar a diferença de velocidades entre o velocímetro, o GPS e o computador de bordo, com estas duas últimas dadas pela app Torque. Note-se como a velocidade do velocímetro é constantemente superior à real. Na verdade, a velocidade dada pelo velocímetro, neste caso, é cerca de 4% superior à dada pelo GPS, medida desde os 80 Km/h até aos 140 Km/h. A velocidade dada pelo computador de bordo, através do interface OBD-II, é normalmente um pouco inferior à do sistema GPS, sendo a velocidade real até 6% superior.

A razão para esta diferença é bem conhecida. Os fabricantes são obrigados a introduzir, de propósito, um erro na velocidade indicada pelo velocímetro. O objectivo é que nunca seja apanhado em excesso de velocidade, por causa do velocímetro. Ou seja, ele nunca servirá de desculpa perante as autoridades…

A velocidade indicada pelo velocímetro deverá ser sempre superior à velocidade real, até um máximo de 10% a 4 Km/h. Tal quer dizer que se circular a uma velocidade verdadeira de 100Km/h, o seu velocímetro indicará entre 100 Km/h e 114 Km/h. Como podem ver, o meu está bem dentro desse limite…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *