As fases do sono

O sono é um tema que temos abordado aqui várias vezes. Falamos sobre a quantidade ideal de sono. De como a ausência afecta o desempenho. Referimos mesmo uma app que monitoriza o nosso sono. Mas, como é o nosso sono?

O sono durante a noite processa-se em ciclos, que duram cerca de hora e meia. Há normalmente quatro a cinco ciclos destes durante uma noite. Durante cada um desses ciclos, o sono passa por diversos estágios, distinguindo-se entre sono REM (Rapid Eye Movement) e NREM (Non Rapid Eye Movement).

O sono REM é o período em que decorrem os sonhos, contribuindo para o nosso bem estar físico e patológico. Ocorre sobretudo na fase final do sono, representando cerca de 20% a 25% do tempo de sono.

O sono NREM é habitualmente dividido em 4 estágios:

  • Estágio 1: É o período em que adormecemos. Dura aproximadamente 5 minutos.
  • Estágio 2: Dura entre 5 a 15 minutos e representa um sono mais profundo que no estágio anterior.
  • Estágios 3 e 4: Estados profundos de sono, sendo nalguns casos considerados conjuntamente. Nesta fase de sono, é muito difícil acordar.

A evolução destas fases do sono é revelada num hipnograma. É visível um exemplo abaixo, com as características que já havíamos observado nesta app. Para mim, agora consigo perceber como funciona melhor o meu sono, e porque é que acordo numas situações e noutras não…

Hipnograma

Hipnograma

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>