Raspadinhas: prémios vs. probabilidades

Quando no outro dia efectuei o artigo sobre as probabilidades nas raspadinhas, fiquei a questionar-me como tem evoluído ao longo do tempo a distribuição do dinheiro para prémios, versus a probailidade média de ganho, nas raspadinhas. Para uma mais fácil visualização, resolvi criar um gráfico, animado, para ver se haveria alguma conclusão que se poderia tirar.

No gráfico abaixo, cada uma das esferas representa uma raspadinha. Quanto mais elevadas elas estão no gráfico, maior é a percentagem de dinheiro que é redistribuída em termos de prémios. Quanto mais para a esquerda, maior é a probabilidade de se ganhar qualquer coisa numa raspadinha.

Da evolução anual, verifica-se que na primeira análise que fizemos, havia mais raspadinhas para a esquerda do gráfico. Todavia, há na análise que fizemos esta semana, uma muito à esquerda, correspondente à Mega Pé-de-Meia. Ainda assim, as diferenças não são muito significativas. Talvez venha a acrescentar mais umas dimensões, para perceber melhor este jogo…

Raspadinhas ao longo do tempo

Raspadinhas ao longo do tempo

Tags: , ,

{ Comments are closed! }