Água perdida a caminho do banho

Nas experiências de poupança de água, uma das contas mais importantes que esperava para fazer, era a da quantidade de água desperdiçada quando se espera pela água quente para iniciar a toma de banho. Sabia que era significativa, mas na falta de uma estratégia de aproveitamento, também não tinha vantagem psicológica em saber de quanto era o desperdício… Agora que há uma ideia de aproveitamento das floreiras para a próxima Primavera, resolvi fazer as contas!

A nossa casa não está propriamente optimizada neste aspecto. A canalização entre o esquentador e a torneira da banheira dista uns significativos 13 metros. Nestes dias frios de Inverno, é preciso ainda contar que a água que passa vai arrefecendo à medida que progride nos canos. O resultado é que só após 35 segundos é que se está preparado para iniciar o banho. Durante esta espera, o desperdício de água é de uns impressionantes 6 a 7 litros.

As contas são para o Inverno, porque no Verão não demora tanto. Nessa altura repitirei as contas. Entretanto, irei aperfeiçoando a forma e o destino a dar a esta água desperdiçada…

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Pode sempre colocar um balde ou garrafão junto à banheira para reter a água. Depois pode utilizá-la para lavar o chão, regar as (futuras) floreiras ou simplesmente encher o autoclismo que está mesmo ali ao lado. Lá em casa às vezes coloco num balde para lavar a banheira a seguir ao banho ou lavar os brinquedos que o meu bébé usa no banho.

  2. Olá. Eu utilizo esta água na máquina de lavar roupa. Quando começa a lavagem, despejo lá para dentro 1 ou 2 garrafões de 5 litros. Como a máquina mede a água necessário, já não mete quase nenhuma da torneira.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }