Acabar com a mudança da Hora?

Há muito que se sabe que a mudança da hora não se traduz nos benefícios propagandeados. E cada vez mais se descobrem outros efeitos negativos

Depois da Rússia ter acabado com a mudança da hora, são cada vez menos as regiões do Planeta que insistem em mudar os relógios duas vezes por ano, conforme se pode ver pela imagem abaixo, retirada deste artigo do Wikipedia. Basicamente, falta a Europa e partes da América do Norte:

A Comissão Europeia decidiu fazer uma Consulta Pública deste assunto. Não me parece que vá dar em nada, até porque falta imensa informação para contextualizar a discussão. O pedido origina essencialmente do Norte da Europa, mas também nos afecta a nós.

Para formar a minha opinião, olhei com muita atenção para o gráfico deste artigo, e que reproduzimos a seguir. Ele mostra-nos a evolução da duração do dia, ao longo do ano, para a região de Lisboa:

Horas de Sol em Lisboa

Conforme se pode observar, a mudança da hora serve sobretudo para estabilizar a quantidade de sol que existe quando acordamos. Tal tem implicações porque as crianças têm que se levantar para ir à escola, nós temos que ir trabalhar, e a Sociedade tem que estar a mexer a uma certa hora. Tudo se complica mais à noite, pois sabemos que a noite chega muito mais tarde no Verão.

Qualquer opção neste domínio promete ser complexa. A Rússia mudou há uns anos, e voltou a mudar uns anos depois. Experiências neste domínio têm ocorrido, quase sempre sem bons resultados. E basta lembrarmo-nos da mudança que ocorreu em Portugal entre 1992 e 1996…

Assim sendo, pessoalmente prefiro que se acabe com isto da mudança da hora, e que Portugal adopte a Hora de Inverno. É claro que no Verão vai ser dia às cinco da manhã, e vai ser noite mais cedo. Mas não acredito que seja para já, até porque qualquer que seja a decisão, mesmo de manter, haverá sempre uma grande confusão associada…

Em qualquer caso, não deixe de dar a sua opinião!

 

Tags:

{ Comments are closed! }