Outra mudança da hora

Muitos relógios para mudar a hora

Muitos relógios para acertar

No passado abordamos se o Horário de Verão contribuía para uma efectiva poupança, ou se era uma mera perca de tempo. Continuo a ter dúvidas sobre o assunto, e ontem ao ler a Imprensa internacional, acumulei mais algumas indicações de que estas mudanças da hora realmente começam a representar mais complicações que benefícios.

Nesta notícia reparei que para algumas pessoas, a mudança da hora é uma grande complicação! Como para o responsável do Museu Cuckooland, visível na foto acima. Mas o que mais me surpreendeu na notícia foi a referência a uma maior quantidade de ataques cardíacos relacionados com a mudança da hora na Primavera!

Na verdade, de acordo com este estudo do ano passado, a taxa de ataques cardíacos na semana seguinte à mudança da hora na Primavera era 17% superior ao das duas semanas anteriores! No Domingo da mudança, a taxa era 71% superior à dos Domingos anteriores. Curiosamente, a mudança no Outono não era significativa! Tais dados confirmam outros estudos anteriores, como este na Suécia, que determinou conclusões semelhantes.

Tais conclusões giram à volta do ritmo cicadiano, que já abordamos no passado. São igualmente semelhantes ao problema do jet-lag, em que se nota que o corpo tem mais dificuldade em adaptar-se a uma redução do ciclo diário, ao contrário de um dia mais prolongado. Por isso, continuo na dúvida se não seria melhor acabar com estas mudanças todas?

Tags:

{ 5 comments to read ... please submit one more! }

  1. Um dia…. um dia vou ter capacidade mental de realmente entender o porquê da mudança da hora.

    Eu já tinha lido umas coisas e segundo alguns estudos, as pessoas levam até 3 meses para se acostumar ao novo horário. Ou seja, o comum mortal passa 6 dos 12 meses a habituar-se às mudanças de hora…

    Até ao dia ainda não encontrei nenhuma justificação plausível para se continuar com isto…
    Já vi coisas como poupança de energia, uma vez que agora as tardes ficam maiores, pode-se aproveitar mais a luz do dia, etc….
    Mas cheira-me tudo a balelas… actualmente metade das “justificações” não se justificam.

  2. Será que os contadores de eletricidade também mudaram a hora?? Tenho que verificar.

  3. E se não mudaram, o atraso é só de uma hora ou o atraso não é coerente, isto é, agora está atrasado 59 minutos, daqui a uns dias 61 minutos? E o atraso é em relação a que relógio? :)

  4. Rui,
    Sim, mudam a hora. Os mais recentes fazem-no através da mudança do relógio interno. Em termos internacionais, em alguns contadores, a mudança é desencadeada por um sinal vindo da rede, mas não sei se em Portugal isso é utilizado.
    Depois, é preciso não esquecer que com a mudança da hora, mudam também os períodos de Vazio do bi-horário, conforme referimos aqui: http://www.pouparmelhor.com/praticas/bi-horario-vs-tri-horario/

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Poupança à venezuelana » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *